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Utilização:
Os CVLA são sistemas acústicos ATIVOS e PASSIVOS — COMPACT VERTICAL
LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO. Como o próprio nome
sugere, eles foram concebidos para funcionarem como Line Array,
porém compactos. Todos os modelos de CVLA acima ilustrados são
ATIVOS. A CICLOTRON lançou inicialmente os modelos de CVLA ativos
e, agora, os modelos de CVLA passivos. Todos os modelos de CVLA
abaixo ilustrados são PASSIVOS.
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As
múltiplas vantagens deste sistema de CVLA são: Por
serem Line Array — passivos ou ativos — proporcionam
grande ângulo de cobertura horizontal, tornando a sonorização
homogênea no ambiente. Por serem compactos são a
solução para obter-se um desempenho superior, utilizando
equipamentos com peso, dimensões, e custos operacionais
menores, com segurança, eficácia, qualidade e precisão.
Pelo exposto os CVLA — ATIVOS e PASSIVOS
— são os substitutos ideais, tanto para o Line Array
tradicional, quanto das caixas acústicas convencionais,
em pequenos e médios ambientes tais como clubes, casas
de shows, igrejas, cultos evangélicos, casas de eventos
corporativos, teatros, boates, convenções e sonorizações
gerais.
As vantagens dos CVLA perante o LINE ARRAY tradicional,
nesses ambientes, é que, por terem peso e dimensões
menores, são mais viáveis e fáceis de instalar,
além do custo menor, mantendo a segurança, eficácia,
qualidade e precisão. As vantagens dos CVLA perante as
caixas acústicas convencionais, nestes pequenos e médios
ambientes, é que os CVLA por serem Line Array, proporcionam
grande ângulo de cobertura horizontal, tornando a sonorização
mais homogênea, o que para acontecer com as caixas acústicas
convencionais, precisaria um grande número delas, com todas
as dificuldades que isso traria para a sonorização
profissional.
O CVLA ativo trata-se de um sistema acústico
com audioamplificação interna. Seu sistema de reprodução
acústica, em todos os modelos acima apresentados, é
de duas vias, com crossover apropriado — divisor de frequência
interno de 12dB por oitava Linkwitz-Riley de 2ª ordem.
O CVLA passivo é um sistema acústico
projetado para funcionar diretamente com amplificação
externa e, para isso, contém crossover apropriado —
divisor de frequência passivo interno de 12dB por oitava
Linkwitz Riley de 2ª ordem.
Por todo o exposto os CVLA ativo e passivo são
indispensáveis para pequenos e médios sistemas de
audiosonorização, tanto em sistemas de 2 vias de
reprodução acústica, quanto em sistemas de
3 vias, através dos CVLA tanto ativos quanto passivos funcionando
em conjunto com os sistemas de subgraves S-BASS - LA ativos também
da CICLOTRON.
Esses referidos sistemas de subwoofers ativos
S-BASS - LA funcionam perfeitamente em conjunto com os CVLA ativos
e passivos. Isto porque os sistemas de subwoofers ativos S-BASS
- LA possuem um crossover ativo composto de dois filtros: Sendo
um Low Pass Filter - LPF - (filtro passa baixas) em 100 Hz, Linkwitz
Riley de 4ª ordem, de 24 dB por oitava, responsável
por cortar e enviar para a etapa de potência do sistema
ativo de subwoofer S-BASS - LA, apenas as frequências que
compõem os subgraves. E o outro filtro High Pass Filter
- HPF - (filtro passa altas) em 120 Hz, Butterworth, de 12 dB
por oitava, que compõem o seu SEND WITH HPF, é o
responsável por enviar o sinais adequados, devidamente
filtrados das frequências de subgraves, para serem amplificados
e reproduzidos nos sistemas full range CVLA ativos e passivos
da seguinte forma:
1º nos CVLA ativos: o sinal do SEND
WITH HPF é conectado diretamente na entrada BALANCED LINE
IN e é amplificado pelos circuitos da etapa de potência
do CVLA ativo.
2º nos CVLA passivos: o sinal do
SEND WITH HPF é conectado aos audioamplificadores de potência
que potencializaram os CVLA passivos.
Desta forma, a reprodução sonora
fica perfeita, porque todas as vias foram devidamente filtradas,
pelo respectivo crossover.
Além dessas características eletro
acústicas os CVLA ativos e passivos contém os principais
requisitos mecânicos para oferecer funcionamento adequado
em diversas situações: 1- O CVLA ao nível
do chão, apoiado sobre sua base removível ornamental
de reforço de equilíbrio. 2- Elevado sobre pedestais.
3- Elevado sobre o sistema de subgraves. 4- Elevado em sistema
fly P.A. |
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O CVLA 900 A8 ativo e o CVLA
900 P8/8 passivo tem um sistema acústico idêntico.
Pelas imagens podemos constatar a igualdade na aparência
frontal, na altura e largura. As diferenças estão
nos painéis traseiros, na profundidade e também
na dimensão comparativa, relativa a profundidade da base
removível ornamental e de reforço de equilíbrio.
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Os
CVLA — ativos e passivos — contém os principais
requisitos mecânicos (itens 16,17,18 e 19 nos CVLA ativos
e 6,7,8 e 9 nos CVLA passivos, dos seus respectivos manuais de
instruções) para oferecer funcionamento adequado
em diversas situações de trabalho: 1ª - O CVLA
ao nível do chão, apoiado sobre sua base removível
ornamental e de reforço de equilíbrio. 2ª -
elevado sobre pedestais. 3ª- elevado sobre o sistema de subgraves.
4ª- Elevado em sistema fly P.A.. |
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Um
breve histórico de desenvolvimento do CVLA ativo e passivo: |
No tempo da “glória”
dos sistemas de audioamplicação de potência
em classe A, classe AB e do alto fator de amortecimento —
Damping factor — não abríamos mão
dos filtros Linkwitz-Riley de 4ª ordem- 24 dB. Com o advento,
boa aceitação e sucesso da audioamplicação
de potência em classe D começamos a fazer testes
auditivos de sistemas mais simples, menores, leves e econômicos,
seguindo a tendência do que aconteceu com a audioamplificação.
O resultado proveniente de várias experiências,
tentativas e sintonias surpreendeu! Essas sintonias foram: o
gabinete acústico feito totalmente de madeira, com a
otimização de seu volume e de sua sintonia, de
acordo com as características dos transdutores utilizados.
Os transdutores — alto falantes — produzidos totalmente
na empresa e, desta forma, podendo - se ter controle sobre todas
as suas características tais como: potência admissível,
impedância, sensibilidade e resposta de frequência.
O crossover testado e aprovado, juntamente
com o conjunto de sintonias acima descritas, às quais
adiciona-se as características da etapa de potência
em classe D, foi o Linkwitz-Riley de 2ª ordem- 12 dB. Apesar
desse crossover ser passivo, tanto seu consumo de energia, quanto
o efeito resistivo no aumento da impedância efetiva, foram
devidamente compensados na fonte D.C. e, assim, mantendo-se
a potência total nominal sobre os trandutores. Desta forma,
quaisquer aspectos desfavoráveis do crossover Linkwitz-Riley
de 2ª ordem- 12 dB, para este projeto foram afastados,
restando apenas os efeitos desejados.
Além
disso este crossover trabalha juntamente com o Butterworth ativo,
de 2ª ordem- 12 dB por oitava e o Linkwitz Riley de 4ª
ordem- 24 dB por oitava, quando o CVLA ativo estiver operando
em conjunto com o sistema de subwoofer S-BASS - LA compondo
um sistema de três vias acústicas.
A surpresa
foi ter chegado a um som harmonioso puro e natural e também
com as respostas e ressonâncias bem equalizadas naturalmente,
necessitando apenas de pequenas correções pontuais.
Neste caso, através
de várias audições, chegamos à conclusão
de que, em pequenos e médios ambientes, onde principalmente
são realizados eventos em clubes, igrejas, cultos evangélicos,
casas de eventos corporativos, teatros, convenções
e sonorizações gerais, nem sempre um corte brusco
de frequências é o melhor e o mais agradável
para audição. Essa foi a grande descoberta nesses
sistemas de CVLA — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY —
LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO — sistemas ativos e passivos
de reprodução FULL RANGE. Provavelmente, isso
se deve também, à utilização de
alto falantes de pouco diâmetro inseridos verticalmente
junto com o(s) driver (s) de alta frequência.
Desta forma basta
apenas um equalizador gráfico de 10, 15 ou 31 vias, inserido
entre o audio mixer e a excitação do conjunto
de CVLA ativos vide páginas 19 à 25 de seus manuais
de instruções, para resolver o problema da equalização,
dispensando equipamentos digitais mais sofisticados, tais como
os processadores digitais. Mas, caso você esteja muito
acostumado com eles, não tem problema, poderá
utilizá-los tranquilamente. O que ocorre é que
o sistema CVLA ativo é balanceado naturalmente e, basta
apenas um bom equalizador gráfico, para resolver o problema
da equalização entre o ambiente e o(s) CVLA instalado(s)
com bastante qualidade.
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Os
S-BASS - LA são sistemas acústicos ATIVOS
e PASSIVOS de subwoofers.
Tratam-se de produtos extremamente versáteis,
por isso sua gama de utilizações é
bastante abrangente. De uma maneira geral eles são
utilizados para fazer a parte de subgraves, dos sistemas
de sonorizações de 3 vias eletroacústicas,
principalmente nos quais a parte full range é reproduzida
pelos sistemas CVLA da CICLOTRON — COMPACT VERTICAL
LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO tanto ativos
quanto passivos. |
Um
sistema de sonorização clássico, não levando-se em conta
o seu porte, a sua 1ª via — de subgraves — deverá estar
preparada para fornecer um SPL de 6dB acima do nível da
2ª e 3ª vias. Desta forma esse sistema de sonorização
está preparado para que, seus graves possam destacar-se
bem firmes, encorpados e definidos, bem ao gosto popular.
Para isto, é importante dimensionar, tanto a potência
REAL, quanto a eficiência, dos audioequipamentos ativos,
que compõem as vias de resposta de frequência, de um determinado
sistema de sonorização. Por exemplo: em sistema de sonorização
de 3 vias, se todos os audioequipamentos que compõem cada
via, tivessem a mesma eficiência, então para que a 1ª
via apresentasse um rendimento de 6dB maior que as demais
vias, seria necessário um aumento de potência nela de
300% ou seja, elevar para 4 vezes o nível de potência
nesta 1ª via, com relação ao nível de potência existentes
nas outras vias. A alternativa, a esse brutal aumento
de potência, para se conseguir uma resposta de 6dB de
SPL a maior, na via de subgraves, é utilizar sistemas
de subwoofer ativo com caixa acústica band pass de 6ª
ordem, que trabalhe com ressonância perfeita com relação
ao seu transdutor e a seus filtros LPF e HPF. Além disso
precisa mantê-la instalada corretamente: sempre no nível
do chão e a mais de 2 metros de paredes.
Seguindo as informações acima, nos sistemas
de sonorizações multivias, todas as vias de resposta de
frequência, que tiverem a mesma sensibilidade, poderão
manter o mesmo nível de potência, desde que a 1ª via,
que necessita um SPL de 6dB a mais, seja composta por
sistemas de subwoofer, com as mesmas características técnicas
do S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A.
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Essa nova linha
de subwoofers, tanto ativos quanto passivos — S-BASS
- LA — é parecida com a antiga linha S-BASS.
A diferença entre essas duas linhas de produtos é
que, os produtos da nova linha S-BASS - LA, tal como acima
mencionado, foram projetados para reforço de baixas
frequências, constituindo-se na 1ª via —
subgraves — em sistemas de sonorização,
que utilizem principalmente os sistemas CVLA da CICLOTRON
— COMPACT VERTICAL LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL
COMPACTO, como sistemas (ativos ou passivos) de reprodução
FULL RANGE. É por isso o diferencial — LA —
de Line Array, entre a nomenclatura dos dois modelos de
S-BASS. Mas, os produtos S-BASS - LA, funcionam muito bem
com qualquer tipo de sistema de reprodução
multivias full range de sonorização.
O S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000
A estão dimensionados para funcionarem em 4Ω
ou 8Ω. Para funcionar em 4Ω e, dobrar a potência
fornecida por sua amplificação interna, é
necessário conectar em paralelo, em seu conector
SPEAKER OUT 8Ω — disponível no painel
traseiro, a caixa acústica passiva - slave - escrava
correspondente especialmente projetada para esta função.
Para identificar estes produtos como sistema
ativo ou sistema passivo - slave é simples ex: S-BASS
- LA 1600 A : a última letra do modelo é A
de active ou ativa e no caso do S-BASS - LA 1600 PS: as
últimas letras do modelo é P S — P de
passiva e S de slave — escrava. |
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O S-BASS - LA
- ativo ou passivo trata-se de um sistema composto de:
caixa acústica Band - Pass, de 6ª
ordem. Construída de MDF, de 15mm de espessura,
com diversos pontos de reforços e travamentos e
com revestimento externo de PU (poliuretano). Possui duas
câmaras acústicas que, em conjunto com seu
respectivo eficiente alto-falante, proporcionam grande
nível de SPL — SOUND PRESSURE
LEVEL — NÍVEL DE PRESSÃO SONORA de
subgraves, bem firmes, encorpados e definidos a
partir de 40Hz no S-BASS
- LA 1600 A e no S-BASS - LA 1600 PS.
E a partir de 45Hz no S-BASS
- LA 1000 A e no S-BASS - LA 1000 PS.
Nos sistemas S-BASS - LA
- ativos, integra esta composição
os circuitos eletrônicos da etapa de potência
e dos processadores ativos de sinais, abrigados em um
compartimento isolado na caixa acústica. Dentre
os processadores ativos de sinais, destacam-se os dois
filtros de frequências, que integram o crossover,
devido às suas importâncias para o funcionamento
dos S-BASS - LA - ativos,
sendo um Low-Pass Filter (LPF)
Linkwitz-Riley, de 24 dB por oitava e
outro High-Pass Filter (HPF)
Butterworth, de 12 dB por oitava.
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1ª Para essas demonstrações
será utilizado o sistema de subwoofer ativo
S-BASS-LA 1600 A. Nesta primeira demonstração
aparece a parte traseira do produto mostrando seu
painel traseiro, com todos os seus controles, chaves,
leds indicadores e conectores.
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2ª
Nesta segunda demonstração, além
da parte frontal, aparece a sua parte lateral
com a alça para transportes e também
a parte superior do produto, com sua flange
de aço.
Além disso mostra a elevação
e sustentação do sistema Full
Range CVLA da Ciclotron — Compact Vertical
Line Array — CVLA 1200 A8 |
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Outra
coisa muito importante a ser observada é que, tanto
os sistema de subwoofer ativos — S-BASS -
LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A — quanto os
sistemas de subwoofer passivos - slave — S-BASS
- LA 1600 PS / S-BASS - LA 1000 PS — devem sempre
serem instalados no nível do chão
(o piso do palco também é válido, quando
ele estiver funcionando como via de amplificação
de subgraves em side-fill ou monitor de bateria, ou situações
similares). Isto porque, estes sistemas de subwoofer, amplificam
apenas a parte de subgraves do espectro das audiofrequências
— de 40 a 100Hz — com fortes rejeições
às demais audiofrequências.
A caixa acústicas band-pass —
6ª ordem — proporciona maior reforço acústico
na faixa compreendida entre — 40 e 150Hz, com pico
máximo em 55Hz no S-BASS - LA 1600 A e 45
e 150Hz, com pico máximo em 58Hz
no S-BASS - LA 1000 A. Estas frequências
acoplam-se ao plano do chão (ou piso do palco) e
o resultado deste acoplamento é um ganho de 6dB.
Por isso nunca instale caixas acústicas
de subgraves, elevada do piso do chão e a menos de
2 metros de distância de paredes, para não
perder o ganho de 6dB relativo ao acoplamento.
Isto equivale a dizer que o
nível de pressão sonora (SPL), de uma S-BASS-
LA 1600 A / S-BASS- LA 1000 A, instalada no nível
do chão (ou piso do palco, quando funcionar como
caixa acústica de via de amplificação
de subgraves em side-fill ou monitor de bateria, ou situações
similares), é igual ao nível de pressão
sonora proporcionado por quatro caixas acústicas
S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A, recebendo o mesmo
nível de sinal e produzindo a mesma potência
elétrica e instaladas a dois metros de altura e,
também, a dois metros de distância de paredes,
o que é um tremendo desperdício.
Pelo o exposto, isto
demonstra quanto é importante o acoplamento destas
frequências com o nível do chão e afastado
a mais de 2 metros de parede.
O lugar perfeito para se instalar caixas
acústicas de subgraves, não importando a marca
e o modelo, é no nível do chão e na
parte central do ambiente.
Por tudo isso, podemos afirmar
que você fez a escolha técnica perfeita, em
questão de selecionar SISTEMAS de SUBWOOFERS —
S-BASS - LA ativos e S-BASS - LA passivos a fim de compor
um sistema de sonorização utilizando os CVLA
da CICLOTRON — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY —
LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO (ativos ou passivos) e obter
um desempenho superior, utilizando equipamentos com peso,
dimensões, e custo operacional menores, com segurança,
eficácia, qualidade e precisão em pequenos
e médios ambientes tais como clubes, casas de shows,
igrejas, cultos evangélicos, casas de eventos corporativos,
teatros, boates, convenções e sonorizações
gerais. |
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