O CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F é a terceira geração, com atualizações técnicas, do audio mixer CSM 24 - A6 / CSM 16 - A6, lançado em outubro de 2010.
      O CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F amplia ainda mais a evolução tecnológica, aumentando a disponibilidade de recursos das novas gerações de audio mixers, fabricados com as marcas CICLOTRON e WATTSOM.
      Os destaques do audio mixer CSM 24 - A6 / CSM 16 - A6, também mantidos, com algumas atualizações, na geração CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F, são seus 6 canais auxiliares e o DIGITAL EFFECTS FOR MICROPHONES — PROCESSADOR DIGITAL INTERNO COM 15 PRESETS DE EFEITOS DIGITAIS PARA MICROFONES (VOCAL), com chave seletora de programas e display de dois dígitos, presente no seu canal auxiliar para efeitos.
      Especialmente nesta nova geração, foi realizado um upgrade na entrada USB - IN - STEREO DIGITAL PLAYER com FOLDER SHIFT — SISTEMA DE TROCA DE PASTAS — para PEN DRIVE ou para MICRO CARTÃO SD ou SDHC, através de adaptador USB, localizada na seção Master do CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F que envia os sinais para os dois canais de entrada stereo — 21/22 ou 23/24 do CSM 24 - A6 F e para o canal de entrada stereo 15/16 do CSM 16 - A6 F. Possui display LCD com indicativos de modos e funções, com cinco mini teclas para chaveamentos, tanto de modos e funções básicas, quanto de seleção de pastas e sensor para o controle remoto para operações mais abrangentes. Esse novo recurso incorporado, oferece a possibilidade de acesso rápido à seleção de músicas, previamente organizadas em pastas no pen drive, podendo ser acessadas tanto pelas teclas específicas na seção Master do console de audiomixagem, quanto pelo controle remoto.
      Também, nesta terceira geração, foi substituído o equalizador gráfico stereo, que atua no canal de saída stereo master L e R, agora denominado STEREO MASTER - 5 BAND GRAPHIC EQUALIZER — EQUALIZADOR GRÁFICO STEREO DE CINCO BANDAS, que proporciona reforço ou atenuação de 12dB (+12dB -12dB) nas frequências centrais ISO entre 80Hz e 12KHz (80Hz / 250Hz/ 1KHz / 2,5KHz / 12KHz). O equalizador gráfico é um poderoso equipamento de processamento de sinais de áudio, sendo o mais utilizado para essa função, essencial tanto para correção quanto para criação, em vários níveis de atuação.
      O CSM 24 - A6 F e o CSM 16 - A6 F são modernos audio mixers stereo profissionais, de multifunção, compactos, de boa qualidade e confiabilidade, que contém os recursos fundamentais para serem utilizados com facilidade em sonorização.

 
     CANAIS DE ENTRADA STEREO
 


      O audio mixer CSM 24 - A6 F contém 2 canais de entrada stereo (21/22 ou 23/24). O audio mixer CSM 16 - A6 F contém 1 canal de entrada stereo (15/16). Cada canal de entrada stereo possui duas entradas balanceadas, três desbalanceadas e um chaveamento em stereo, com chave push-button, para uma entrada stereo desbalanceada de sinais provenientes da entrada USB - IN - STEREO DIGITAL PLAYER com FOLDER SHIFT, para PEN DRIVE ou para MICRO CARTÃO SD ou SDHC, através de adaptador USB.
      Todas essas possibilidades de entrada stereo estão assim dispostas:
      • 2 entradas balanceadas (L - left or mono e R - right) com 2 conectores para plugue stereo P10 (1/4” TRS), sendo uma para entrada do canal L (ou mono) e outra para entrada do canal R e são direcionadas para ligação de fontes de programa auxiliares balanceadas com alto nível de saída (teclados stereo, retorno de efeitos stereo, saída de linha de áudio de microcomputador, etc.), mas também aceitam conexões dessas fontes de programa se forem desbalanceadas;
      • 2 entradas stereo desbalanceadas com dois conectores RCA (L e R) para players de CD, MD, DVD, BLU-RAY; videoke, e PC — saída de linha de áudio de microcomputador (desktop);
      • 1 entrada stereo desbalanceada (L/R in 8 to 50 ) com conector J2 para plugue P2 (1/8” TRS). Essa entrada é direcionada para a ligação de fontes de programa auxiliares digitais (notebook, tablets, smartphone, iPOD, MP3, MP4, MP5...), e é preparada para a conexão de sinais de saída com impedância de 8 a 50 ohms, para permitir a captação dos sinais de fontes de programa diretamente da tomada ear-phone (tomada para fones de ouvido);
      Possui também um chaveamento em stereo, com chave push-button, para uma entrada stereo desbalanceada de sinais provenientes da entrada USB - IN - STEREO DIGITAL PLAYER com FOLDER SHIFT, para PEN DRIVE ou para MICRO CARTÃO SD ou SDHC, através de adaptador USB.
      Cada canal de entrada stereo também oferece equalizador de 3 vias (com controles de graves, médios e agudos) que possibilitam a regulagem de tonalidade na medida desejada, controle de ganho (GAIN) com indicador de clipagem (CLIP), controles de volume de auxiliar — AUX. 1, AUX. 2, AUX. 3, AUX. 4 e AUX. 5. Na sequência, controle de volume auxiliar 6 (efeitos), BALANCE, chaves de MUTE e PFL e controle de volume stereo deslizante, agora de 60 milímetros, para oferecer maior compactação do audio mixer.

 
     GRUPOS DE CANAIS DE ENTRADA MONO: NORMAL E PHANTOM POWER GROUP
 

      O audio mixer CSM 24 - A6 F oferece três tipos de canais de entrada: 2 canais de entrada balanceada stereo (21/22 ou 23/24) e 20 canais de entrada balanceada mono separados em dois grupos: 16 canais de entrada mono que fazem parte do phantom power group (5 a 20), e 4 canais de entrada mono que estão fora dele (1 a 4).
      O audio mixer CSM 16 - A6 F oferece três tipos de canais de entrada: 1 canal de entrada balanceada stereo (15/16) e 14 canais de entrada balanceada mono separados em dois grupos: 10 canais de entrada mono que fazem parte do phantom power group (5 a 14), e 4 canais de entrada mono que estão fora dele (1 a 4).
      O que difere os canais de entrada balanceada mono de um grupo ou de outro é somente a ligação de seu conector de entrada XLR — MIC. Todos os demais conectores, controles e chaves são idênticos para ambos os grupos.
      Os canais de entrada mono denominados normais estão fora do phantom power group e seus conectores de entrada XLR — MIC não têm como receber a tensão 48V do phantom power e, por esse motivo, neles não devem ser conectados microfones phantom (a condensador).
      Os canais de entrada que fazem parte do phantom power group (16 canais no CSM 24 - A6 F e 10 canais no CSM 16 - A6 F), recebem a tensão 48V do phantom power quando é acionada a chave PHANTOM POWER GROUP 48V, localizada da seção Master do audio mixer. Após o acionamento da chave PHANTOM POWER GROUP 48V, podem ser conectados nestes canais de entrada especificados, tanto microfones phantom power (a condensador) quanto microfones dinâmicos balanceados e microfones sem fio (wireless) balanceados.
      Todos os canais de entrada mono, independentemente do grupo a que pertençam (normais ou phantom power group), oferecem uma escolha de dois conectores de entrada balanceada eletronicamente, uma de alto ganho (MIC) para plugue XLR e uma de baixo ganho (LINE) para plugue P10 (1/4” TRS).
      As entradas MIC dos canais de entrada mono normais (1 a 4) são de uso direcionado a microfones, microfones sem fio (wireless microphone) e instrumentos musicais de corda (violão, guitarra e contrabaixo), conectados diretamente.
      As entradas MIC dos canais de entrada mono que fazem parte do phantom power group (5 a 20 no CSM 24 - A6 F e 5 a 14 no CSM 16- A6 F) são de uso direcionado principalmente a microfones phantom, porém, podem ser conectados microfones dinâmicos balanceados e microfones sem fio (wireless) balanceados. Não convém conectar diretamente nestas entradas instrumentos musicais de corda (violão, guitarra e contrabaixo), e microfones desbalanceados e microfones sem fio (wireless) desbalanceados, a não ser que sejam conectados através de direct-box para fazer o balanceamento e o isolamento da tensão phantom power.
      As entradas LINE (balanceadas) de todos os canais de entrada mono, independentemente do grupo a que pertençam, aceitam sinais de alto nível como teclado, bateria eletrônica e instrumentos musicais de corda conectados em pedais de efeitos ou qualquer dispositivo ativo, instrumentos musicais de corda ativos e receptor de microfone sem fio.
      Também aceitam normalmente sinais de retorno de efeitos e conexão de players de CD, MD, DVD, BLU-RAY; videoke, PC — saída de linha de áudio de microcomputador (desktop) e notebook, tablets, smartphone, iPOD, MP3, MP4, MP5... . Neste caso, para esses audioequipamentos stereo deverão ser utilizados dois canais de entrada do mixer, sendo um para o canal L (esquerdo) e outro para o canal R (direito).
      Cada canal de entrada mono contém equalizador de 3 vias (com controles de graves, médios e agudos) que possibilitam a regulagem de tonalidade na medida desejada.
      Contém também controle de ganho (GAIN) com indicador de clipagem (CLIP), controles de nível de volume de auxiliar — AUX. 1, AUX. 2, AUX. 3, AUX. 4 e AUX. 5; na sequência, controle de volume auxiliar 6 (efeitos), panorama (PAN), chaves de MUTE e PFL e controle de volume deslizante, agora de 60 milímetros, para oferecer maior compactação do audio mixer. Possui também tomada insert.

 
     MASTER
 


      O audio mixer CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F contém um canal de saída stereo master (L e R), com controles de volume deslizantes independentes (L e R), agora de 60 milímetros, para oferecer maior compactação do audio mixer. Possui também o novo STEREO MASTER - 5 BAND GRAPHIC EQUALIZER — EQUALIZADOR GRÁFICO STEREO MASTER DE CINCO BANDAS, que proporciona reforço ou atenuação de 12dB (+12dB -12dB) nas frequências centrais ISO, entre 80Hz e 12KHz (80Hz / 250Hz/ 1KHz / 2,5KHz / 12KHz), e dois VU Meter Bargraphs na saída do stereo master — L e R — com segmento de 8 leds cada um.
      Cada canal de monitor AUX. 1, AUX. 2, AUX. 3, AUX. 4 e AUX. 5, além dos controles independentes (AUX. 1 MONITOR 1, AUX. 2 MONITOR 2, AUX. 3 MONITOR 3, AUX. 4 MONITOR 4 e AUX. 5 MONITOR 5) presentes nos canais de entrada stereo e mono, contém controle de volume master rotativo e led indicador de nível — +4dB e led indicador de CLIP.
      O canal de efeitos AUX. 6 é composto dos controles de efeitos individuais (AUX. 6 EFFECT) presentes nos canais de entrada stereo e mono, que controlam a quantidade de sinal do referente canal a ser enviada para o processador digital interno de efeitos. Esse processamento digital de efeitos tanto pode ser realizado pelo DIGITAL EFFECTS FOR MICROPHONES — processador digital interno com 15 PRESETS de efeitos digitais para microfones (VOCAL), quanto por um aparelho externo de efeitos. Essa reversão — efeitos internos ou efeitos externos — é feita por uma chave situada no processador digital interno de efeitos para microfone, na seção Master do audio mixer. Além dessa chave, o processador também contém um seletor de programas — PROG. SELEC. — com display digital que indica o número do programa selecionado.
      Para a conexão de aparelhos externos de efeitos, o audio mixer CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F dispõe de um conector de saída, denominado EXTERNAL EFFECT — AUX. 6 SEND e dois conectores para o retorno desses sinais, tanto em mono quanto em stereo, denominados EXTERNAL EFFECT — AUX. 6 STEREO RETURN. Os sinais de retorno de efeitos — tanto provenientes do processador de efeitos digitais interno quanto do aparelho externo de efeitos — são enviados para o canal stereo master LEFT/RIGHT, através de dois controles de volume independentes, denominados AUX. 6 RET. VOL. Para enviar esses sinais de efeitos — tanto do processador interno quanto do aparelho externo — aos cinco canais de monitores (AUX. 1 MONITOR 1, AUX. 2 MONITOR 2, AUX. 3 MONITOR 3, AUX. 4 MONITOR 4, AUX. 5 MONITOR 5), existem cinco controles de volume independentes denominados AUX. 6 RET. VOL. Estes sete controles de volume de retorno de efeitos estão localizados na seção Master.
      É na seção Master, ao lado do DIGITAL EFFECTS FOR MICROPHONES — processador digital interno com 15 PRESETS de efeitos digitais para microfones (VOCAL), que está localizada a entrada USB - IN - STEREO DIGITAL PLAYER com FOLDER SHIFT — SISTEMA DE TROCA DE PASTAS — para PEN DRIVE ou para MICRO CARTÃO SD ou SDHC, através de adaptador USB, com display LCD com indicativos de modos e funções, com cinco mini teclas para chaveamentos, tanto de modos e funções básicas, quanto de seleção de pastas e sensor para o controle remoto para operações mais abrangentes.
      É também na seção Master que está localizada a chave PHANTOM POWER GROUP 48V e seu led indicador (vermelho) de acionamento. O CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F contém também um canal para fone de ouvido stereo, com controle de volume e seis chaves: L - R / PFL - AUX. — AUX. 1, AUX. 2, AUX. 3, AUX. 4, AUX. 5; saída stereo para gravação direta com controle de volume e conectores RCA L e R.
      O CSM 24 - A6 F e o CSM 16 - A6 F utilizam fonte de alimentação SMPS — Switch Mode Power Supply — fonte de alimentação chaveada (que no Brasil é popularmente conhecida como “fonte automática”), funcionando normalmente de 90V a 260V - 50/60 Hz, sem necessidade de chave seletora de voltagem, deixando de utilizar a convencional fonte de alimentação linear, acabando com o problema de conexão e chaveamento em tensão errada.
      Todo o design do audio mixer compacto profissional de multifunção CSM 24 - A6 F e do CSM 16 - A6 F foi elaborado objetivando a lógica de um rápido entendimento de seu funcionamento, facilitando bastante sua característica de console de audio mixagem de multifunção e também qualquer conexão de emergência nas audio mixagens, com agilidade.

 
 

      UTILIZAÇÃO:
são inúmeras as utilizações dos audio mixers compactos profissionais de multifunção CSM 24 - A6 F com 24 canais de entrada e 6 canais auxiliares e do CSM 16 - A6 F com 16 canais de entrada, e 6 canais auxiliares. São consoles compactos, de funcionamento bastante simples e fácil. São projetados para executar, com eficiência, o trabalho de PA, gravação e monitor, com apenas um técnico de som e um console de audio mixagem ou qualquer um desses trabalhos individuais.
      Quando o CSM 24 - A6 F / CSM 16 - A6 F for utilizado apenas como console de audio mixagem de monitor, você poderá utilizar o seu canal stereo master como opção para mais 2 canais para vias auxiliares de monitor. Neste caso, você terá no palco 8 vias sendo 7 vias para monitores mais 1 via de retorno de efeitos.
      São especiais para serem utilizados em cultos religiosos, música ao vivo em igrejas, casas de show, restaurantes, bares; salas de reuniões e convenções com tradução simultânea; broadcasting (emissoras de rádio), carros de som ou
trios elétricos, rodeios, estúdios de gravações e sonorizações gerais.

 
 
   
 

      OBSERVAÇÃO: Caso você necessite mixar mais fontes auxiliares de programa stereo — teclados stereo, efeitos, saída de áudio de multimídia, retorno de efeitos stereo ou players de CD, MD, DVD, BLU-RAY; videoke, PC — saída de linha de áudio de microcomputador (desktop), notebook, tablets, smartphone, iPOD, MP3, MP4, MP5..., etc. —, além das possibilidades oferecidas pelos canais de entrada stereo, utilize 2 canais de entrada (mono) do audio mixer para cada fonte de programa stereo a mais a ser mixada. Dessa forma, utilize um canal do audio mixer para o canal L da fonte de programa stereo e outro canal para o canal R da mesma fonte. Nesses dois canais, são utilizadas as entradas LINE para esta função. Quando a reprodução do canal de saída stereo master for em stereo, coloque os controles PAN destes respectivos canais de entrada nas posições correspondentes L e R, de acordo com a conexão das fontes de programa auxiliares. Quando o pretendido para o canal de saída (stereo) master for reprodução em dois canais mono, deixe o controle PAN na posição central.

 
 

      Estes são apenas alguns exemplos de utilização para estes audio mixers profissionais, compactos, de multifunção. Com certeza você encontrará uma vasta aplicação para eles, que se transformarão em úteis equipamentos de sonorização.

 
 
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